terça-feira, 10 de agosto de 2010

Resumo: "A indisciplina e o sentimento de vergonha", por Yves de La Taille

     O autor, no texto, apresenta três razões para justificar que o tema é “delicado e perigoso”, pois falar de indisciplina cabe saber da linha histórica traçada na educação, saber como era a disciplina e sua negação (indisciplina), saber ainda dos conflitos sociais e psicológicos da época etc.
     Dessa maneira, Yves apresenta as três razões. A primeira sobre moral e valor; a segunda sobre o reducionismo psicológico; a terceira sobre a complexidade e ambigüidade do tema: disciplina x indisciplina.
     Nesse ínterim o texto se configura. Com ótica educacional a teoria de Kant é levantada: “a disciplina é condição necessária para arrancar o homem de sua condição natural selvagem”. Estabelece um contraponto com Piaget: “a autodisciplina não imposta de fora, mas inspirada pela busca pessoal de equilíbrio: do autogoverno das crianças nasceria uma disciplina muito mais estável e, aparente paradoxo, livre”.
     No subtítulo "Vergonha", Jean-Paul Sartre é citado com sua definição de vergonha, onde este fala que a exposição ao olhar, à escuta e ao pensamento alheio é o que desperta tal sentimento. Concluindo, o autor diz que “a vergonha é um sentimento inevitável”.
     Já em um outro subtítulo, "Vergonha e moral", os assuntos culpa e moral norteiam o texto.
     Diz que a vergonha não se associa apenas à moralidade, mas que é impossível fugir da relação existente entre elas. As considerações feitas acerca disso refere-se ao sentimento de culpa, margeado pela teoria de Freud na dimensão psíquica. Outro ponto levantado sobre a moral, que é infundado, remete somente ao sentimento de culpa no âmbito externo, por exemplo, o olhar alheio; infundado, pois o lado interno também corresponde ao sentimento da vergonha (porque podemos sentir vergonha sozinhos). Assim, vê-se que a vergonha e a moral estão juntas, cada qual com suas particularidades.
     Traçando comentários sobre a infância, apoiado em teorias de Piaget e Freud, Yves de La Taille demonstra sua opinião, dizendo que se a vergonha não é um sentimento capaz de se evitar, e que percorre vários caminhos, sendo a moral um deles, a sociedade influencia grande parte desse conceito, dando espaço para o penúltimo subtítulo “Vergonha e Sociedade”.
     Sobre a sociedade é feita uma análise da contemporaneidade, chegando a conclusão que os homens continuam cultivando o sentimento da vergonha, porém a comungam aos fracassos pessoais e “decepções do homem individualista”. Assim, o que andava junto, moral / vergonha, se separa, porque a sociedade dita que o sucesso, o dinheiro etc, são os valores que merecem sobressair, criando uma outra imagem do eu e do outro.
     No último subtítulo tratado, “A indisciplina em sala de aula”, é mais específica para a educação, aqui é feito um resgate histórico de como eram as aulas antigamente, como o professor, o aluno e a escola se comportavam e como é hoje. As considerações levantadas são sobre a relação existente entre disciplina (indisciplina) e moral, não fugindo de tudo que foi abordado anteriormente, é levantado alguns itens de reflexão sobre tal assunto.
     Concluindo, o autor destaca a função da escola, dizendo que sua finalidade principal é “a preparação para o exercício da cidadania” e tudo o que envolve o trabalho para que isso seja legitimado. 

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